Acesso à informação
Você está aqui: Página Inicial Informações Notícias SECEX MDIC realiza seminário sobre Indicadores de facilitação de comércio em parceria com OCDE e Embaixada do Reino Unido

MDIC realiza seminário sobre Indicadores de facilitação de comércio em parceria com OCDE e Embaixada do Reino Unido

  • Google +

Evento reúne agentes do governo e do setor privado que atuam em operações de comércio exterior

Brasília (8 de dezembro) – A Secretaria de Comércio Exterior do MDIC realiza nesta quinta e sexta-feira, em Brasília, o Seminário sobre Indicadores de Facilitação de Comércio (TIF, na sigla em inglês).  Organizado em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o evento busca criar um espaço de diálogo entre agentes do governo e do setor privado que atuam em operações de comércio exterior.

No encontro serão apresentados os resultados preliminares obtidos num estudo realizado a partir de dados coletados pela Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior (Procomex), grupo formado por setores público e privado que trabalham pela modernização da Alfândega no Brasil.

Na abertura do Seminário, nesta manhã, o diretor do Departamento de Competitividade no Comércio Exterior do MDIC, Flávio Scorza, destacou a importância de se analisar o desempenho brasileiro em facilitação de comércio. “Os indicadores dão um diagnóstico geral da situação do Brasil em relação a esse tema e permitem comparar nossa situação em relação a outras economias. Além disso, é possível ter boa ideia do impacto da implementação de medidas de facilitação de comércio para nossa economia e para os fluxos de comércio exterior no Brasil”, disse.

A analista da OCDE Edvokia Moise, referência mundial em Indicadores de Facilitação de Comércio, destacou em sua fala os principais desafios para o Brasil para aprimorar a eficiência administrativa e aduaneira relacionadas às operações de comércio exterior. Segundo Moise, é preciso melhorar a cooperação das agências de fronteiras brasileiras e suas congêneres nos países vizinhos e compreender as diferentes percepções aferidas entre governo e o setor privado nas áreas de harmonização de documentos e governo e imparcialidade.

Seminário

Durante a tarde, foram realizados painéis técnicos em que os participantes do Seminário puderam discutir os resultados obtidos na pesquisa da Procomex.

Nesta sexta-feira (9), serão realizados treinamentos sobre a ferramenta de modelagem dos indicadores produzidos pela OCDE e sobre a construção dos Indicadores de Facilitação de Comércio.

Além de representantes do MDIC, da Embaixada britânica e da OCDE, estiveram presentes no encontro representantes do IBAMA, Suframa, Receita Federal e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Os documentos apresentados no evento estão disponíveis nos seguintes endereços:

Apresentação OCDE - Linhas Gerais

Apresentação OCDE - Perspectiva regional

Apresentação OCDE - Perspectiva setorial

Questionário OCDE

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br

Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
www.flickr.com/photos/mdicimprensa
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr
https://soundcloud.com/mdic