Planejando a Exportação publicado 20/04/2021 11:50. - última modificação 28/12/2021 16:08 Aprendendo a Exportar Por que Exportar? Planejando a Exportação Quem pode exportar? Avaliação da Capacidade Exportadora Formação do Preço de Exportação Classificando Mercadorias Financiamento Seguro de Crédito à Exportação Conhecendo Temas Importantes Identificando Mercados Promovendo os Produtos Negociando com o Importador Operacionalizando a Exportação Onde buscar apoio ou informações Principais Etapas da Exportação Curiosidades e Fatos Históricos Jogos Glossário do Aprendendo a Exportar Mapa do Aprendendo a Exportar Fale Conosco Aprendendo a Exportar Setorial: Exportação: Consiste na saída temporária ou definitiva do território nacional de bens ou serviços originários ou procedentes do país, a título oneroso ou gratuito. A primeira tarefa de uma empresa que pretende se engajar no processo de exportação é refletir sobre os possíveis resultados decorrentes da decisão de exportar. Ainda no planejamento: verificar a capacidade de exportação da empresa; consultar as barreiras tarifárias e não-tarifárias; elaborar um plano de internacionalização; verificar se o preço de exportação do produto é competitivo; verificar se o produto está inserido em alguma preferência tarifária; considerar os aspectos relacionados à gestão empresarial. Perceber as diferenças essenciais entre mercados-alvo é apenas o estágio da identificação como uma base para o planejamento de exportação. O outro estágio, onde a diferença entre o mercado doméstico e o internacional se torna visível, é na hora de definir qual será o marketing mix de exportação que sustentará e proporcionará o posicionamento de produto desejado. Kotler (2000) define o mix de marketing como o grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. O mix de marketing consiste em todas as ações da empresa com a intenção de influenciar a demanda do seu produto. As várias possibilidades podem ser reunidas em quatro grupos de variáveis, conhecidos como os 4 Ps: produto – combinação de “bens e serviços” que a empresa oferece ao mercado-alvo; preço – a soma de dinheiro que os clientes devem pagar para obter o produto (leva em conta os custos e os fatores do mercado); praça – envolve as atividades da empresa que tornam o produto disponível para os consumidores-alvos, facilitando o processo de compra; promoção – atividades que comunicam os atributos do produto e persuadem os consumidores-alvos a adquiri-los. Para conhecer outros temas importantes que devem ser considerados no seu planejamento acesse os links a seguir: Adequação Tecnológica Certificações Desoneração Tributária das Exportações Pesquisa de Mercado Formas de Comercialização Modalidades de Pagamento Promovendo os Produtos Voltar ao topo