3.6 – Tutorial Pesquisa de Mercado – Risco País publicado 04/05/2021 13:58. - última modificação 31/12/2021 15:05 Aprendendo a Exportar Por que Exportar? Planejando a Exportação Conhecendo Temas Importantes Identificando Mercados Acordos Internacionais de Comércio Barreiras Comerciais Adequando os Produtos Pesquisa de Mercado – Tutorial Promovendo os Produtos Negociando com o Importador Operacionalizando a Exportação Onde buscar apoio ou informações Principais Etapas da Exportação Curiosidades e Fatos Históricos Jogos Glossário do Aprendendo a Exportar Mapa do Aprendendo a Exportar Fale Conosco Aprendendo a Exportar Setorial: O risco país consiste em um fator que pode impactar a segurança de suas negociações, custo dos seguros, influenciar a modalidade de pagamentos a ser escolhida e o Incoterm a ser utilizado, entre outros fatores, por isso é importante considerar a avaliação de risco-país no processo de identificação do seu mercado-alvo e no processo de negociação. O risco país abrange risco de transferência e conversibilidade (ou seja, o risco que um governo impõe ao capital ou controles cambiais que impedem uma entidade de converter moeda local em moeda estrangeira e / ou transferência de fundos para credores localizados fora do país) e casos de força maior (por exemplo, guerra, expropriação, revolução, distúrbios civis, inundações, terremotos). Maiores informações sobre este tema podem ser obtidas no site da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE. Para acessar o mapa de avaliações de risco país clique na imagem a seguir. Esta fonte de informações é disponibilizada no site da ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos de Garantidores e Garantias S.A.), entretanto, existem outras fontes disponíveis na Internet. Caso deseje obter informações complementares e conhecer outras avaliações de risco, recomendamos que realize uma pesquisa na Internet utilizando as palavras chaves : “country risk”; “export transactions commercial risks”; “country risk assessment”. Outros conteúdos desta terceira etapa: => Aprender o que são Barreiras Comerciais => Aprender a localizar estudos de mercado para seu produto ou setor => Aprender a localizar empresas importadoras de seu produto => Aprender a utilizar a ferramenta Standards Map => Aprender a verificar o Índice de Desempenho Logístico (LPI) do Banco Mundial => Terceira etapa (Obter informações sobre o mercado selecionado) => Segunda etapa (Identificar Mercados Promissores) => Primeira etapa (Identificar seu Produto no Mercado Internacional) => Início Voltar ao topo